logo vetorização ok (1).png

 

 

Casa de Isopor

 

Construção Pré Fabricada com (EPS)  Isopor  e tendência em vários países do mundo !

Graças a vários benefícios que o isopor proporciona ao homem e o meio ambiente

O Isopor e o agregado numero 1 quando nos referimos a isolamento térmico e tem espaço

crescente na construção Civil.

Sistema Construtivo Estrutular:

 

 

Uma nova tecnologia capaz de transformar a execução de casas, apartamentos e empreendimentos comerciais num processo muito mais rápido, fácil, econômico contendo vários benefícios:  

  • Maior economia nas Fundações  
  •  Redução do efetivo de mão de obra     
  •  Redução de consumo de energia elétrica
  •  Redução em utilização de madeira
  • Redução do tempo de execução da obra
  •  Conforto Térmico e acústico dos ambientes
  • Material retardante á chama
  • Não prolifera cupins e Fungos
  •  Material 100% reciclável   
  •  Pode ser usado como parede estrutural  Ou apenas fechamento pode ser produzido em diversas espessuras 
  •  Facilidade para fixar as tubulações
  •  Obra limpa e seca 
  •    Facilidade de transporte do material

 

parede-de-isopor-03.PNG

As paredes de isopor e constituída com 2 telas de aço CA 60 em ambos os lados o primeiro deve ser aplicado uma camada de Chapisco e depois uma camada de reboco no traço 3:1 ou 2:1  com 2,5cm de espessura de ambos os lados com 28 dias as paredes tem uma resistência a sobrecarga equivalente a (18.500,00 kgn) a (28.500,00 kgn)  como podemos observa as paredes de isopor tem uma resistência superior em relação ao tijolo convencional.

radier-casa-de-isopor.jpg

FUNDAÇÃO: Sistema simples através de Radier tipo laje, entre 12 á 20 cm ou mais dependendo do projeto. O sistema Radier permite um levante rápido da fundação, economizando mão de obra e tempo na execução do projeto.

Não produz entulho na instalação da tubulação elétrica e hidráulica

Marca-se, de acordo com o projeto, o traçado dos tubos com um simples "spray”. Com um gerador de ar quente são abertas todas as fendas pôr onde a tubulação vai passar, seguindo as marcas do "spray". Com o ar quente, As Paredes de isopor se funde com facilidade, evitando a formação de entulhos

Argamassa é preparada junto com aglutinante para melhor aderência as Paredes de Isopor. Após a mistura homogeneizada, a argamassa deve ser levada aos aplicadores em caixas que permitam recolhê-la diretamente com as canecas dos projetores de argamassa. Essas caixas devem ficar sobre cavaletes, para facilitar o trabalho do aplicador. Sobre o piso, encostado na parede a ser revestida, devem ser colocadas placas de compensado ou lonas, que possam receber parte da argamassa que cai de modo a permitir sempre recolher de volta e remisturar essas perdas.

A aplicação em pequenas obras poderá ser feita manualmente da mesma forma que se faz em alvenaria convencional. Obras construídas neste sistema PRÉ FABRICADA EM ISOPOR tem perda máxima de 1% onde sendo a perda nas obras convencionais mais que 10%.

casa de isopor - argamassa.jpg

Aplicação do revestimento O revestimento é aplicado em duas camadas: a primeira preenche a superfície das paredes de isopor até a cobrir a malha de Aço

Após a cura total dessa primeira camada, inicia-se a colocação dos batentes e caixilhos (que nada mais são que as estruturas das portas e janelas). Uma vez fixados, nivelados e aprumados, os batentes e caixilhos devem ser protegidos, para que não sejam danificados pela argamassa da segunda camada. Essa deve ser aplicada da mesma forma que a primeira até atingir a espessura indicada no projeto (de 2 a 3 cm internamente e externamente nas paredes) logo desempanada para o acabamento

Azulejos, revestimentos, pias, encanamentos, dutos elétricos, gesso, pintura e todo e qualquer outro material utilizado na alvenaria convencional pode ser usado e aplicado neste tipo de construção sem qualquer problema. O aspecto final deste tipo de construção é idêntico ao de uma obra convencional em alvenaria, mas os ganhos de conforto para o usuário, tempo de construção, custo e qualidade estrutural são maiores. Corte de abertura Para instalação das portas e janelas corta-se malha de aço nas medidas desejadas e em seguida o EPS (a parede de Isopor). Quando necessário devem ser colocados reforços de aço nas mesmas para assegurar futuras rachaduras por pressão. 

Casa Pré Fabricada de isopor:

Ainda pouco conhecida e pouco usada no Brasil, a técnica de pré-fabricação com paredes de isopor vem ganhando cada vez mais espaço em países como Estados Unidos, Alemanha e Dinamarca.

Pode haver uma resistência inicial por parte dos consumidores e profissionais da área de construção civil pelo fato de o isopor ser considerado um material frágil, de pouca resistência, mas com as técnicas certas de fabricação, uma parede pré-fabricada com isopor pode ter uma resistência superior a de uma parede de tijolos comum.

Sendo um ótimo isolante térmico, o isopor, ou poliestireno expandido, seu nome real, é um material excelente para a construção de vários tipos de casa pré-fabricada.

Vantagens da parede pré-fabricada com isopor

Fabricadas com chapas de isopor prensadas por resistentes telas de aço, que recebem ainda camadas de cimento e areia, mistura conhecida no ramo pelo nome de “chapisco”, além do reboco, as paredes chegam à construção já prontas, em painéis de 1,80m por 2,80m.

Para a utilização das paredes de isopor, a fundação deve ser feita no sistema Radier, que permite fácil assentamento das paredes e facilita também a instalação das tubulações, em processo que além de mais rápido e fácil, não produz entulho.

As paredes são então fixadas com argamassa e aglutinante e é aplicado o revestimento, sempre em duas camadas. Uma obra executada até esta etapa com paredes de isopor tem perda máxima de 1% do material utilizado, enquanto em obras convencionais de tijolos e alvenaria, esta porcentagem de perda supera com facilidade os 10%.

Podem ser utilizados numa parede de isopor todos os tipos de revestimentos, azulejos, pinturas, gesso, instalação de pias, bancadas, e qualquer técnica utilizada em paredes de alvenaria e tijolos.

O resultado tanto visual quanto na estrutura é exatamente o mesmo, porém, as diferenças de qualidade de isolamento térmico, custo, tempo e praticidade na execução da obra e até mesmo na qualidade da estrutura são superiores quando utilizadas paredes pré-fabricadas em isopor.

Além disso, reformas e alterações podem ser feitas com mais facilidade em paredes de isopor, bastando que os cortes desejados sejam feitos primeiro nas malhas de aço e depois na chapa de isopor, de forma prática, limpa e rápida, podendo ser executadas as alterações com uma simples serra para cortar mármore.

 Ferramenta de uso comum da maioria dos profissionais de construção civil.

As paredes pré-fabricadas com isopor permitem também a ampliação feita com outros materiais que são usados de forma mais comum na construção civil como blocos de concreto, tijolos de cerâmica, tijolos maciços de barro e paredes comuns de concreto e alvenaria.

Para quem está pensando em construir, vale a pena consultar essa opção que apesar de ainda pouco usada no país, já provou ter inúmeras vantagens em relação aos sistemas e materiais mais comuns.

Proporcionando ganhos tanto em termos de qualidade quanto em tempo e perdas, o que faz das paredes pré-fabricadas em isopor uma alternativa também financeiramente mais viável de se fazer.